quarta-feira, 16 de maio de 2007

pintura édouard debat-ponsan

Obrigado pelo convite para o Blog, sinto-me honrada e espero que se mantenha aqui o necessário respeito pelo sexo, pelo nú e também pela arte e não nos tornemos pornográficos.
O meu contributo de hoje, "MASSAGE" de Édouard Debat-Ponsan, um quadro maravilhoso que eu gostaria de ter na minha colecção, "3, no papel de branco, certamente"

Édourad Debat-Ponsan, foi um pintor francês nascido em Toulouse em 1847 e faleceu em Paris em 1913. Aluno de Cabanel, célebre pelos seus retratos dirigidos à alta burguesia e a eminentes políticos parisienses, baseia as suas pinturas na história da Antiguidade e em cenas da vida campesina. Republicano, antigo combatente da guerra de 1870, Debat-Ponsan comprometer-se-á na luta para reabilitação do capitão Dreyfus, expondo na Feira de 1898 a suaobra "A Verdade Que Sai do Poço", quadro manifesto que será oferecido em subscrição a Emile Zola.
Pai do arquitecto e Grande Pémio de Roma 1912: Jacques Debat-Ponsan, é também o avô de Michel Debré primeiro ministro sob o General de Gaulle e um dos editores da quinta república e a ainda avô de Jean- Louis Debré, político, cuja filha Jeanne Debat-Ponsan casou com Robert Debré o fundador da pediatria moderna em França.
Via
wikipedia.fr

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Uma mulher empenhada, determinada, amante da arte e da realidade artistica.